Casais de festeiros (2019)

Paulo Roberto de Oliveira e Maria das Neves Scheffer de Oliveira; Forlan Santos da Silva e Mireli Medeiros Oliveira da Silva; Mariozalen Cardoso da Silva e Jandira de Bona Castelan da Silva; Marcial David “Xixo”Murara e Juliana da Rosa Mengue.

Histórico apresentado na sessão

A comunidade católica foi instalada em 1918, com a implantação, na então Vila de Sombrio, da capela de Santo Antônio. Antes disso, entre 1911 e 1918, há notícias de visitas à Freguesia de Sombrio do Padre Antônio Dias, da Paróquia de Araranguá, município a que pertencíamos e de celebrações que eram feitas em residências de famílias, respectivamente Luiz Antônio da Cunha, Joaquim Antônio da Cunha e, por último, Antônio Inácio da Rosa.  Mais tarde em 1934, chega à cidade o Padre João Reitz, que de imediato se inseri na vida da comunidade orientando e participando da realidade da nossa sociedade. Seu lema de ordenação "Agir ‘cristãmente’ no povo através de atividades sociais" é levado a pleno, transformando nossa igreja católica, não apenas em um elo de inspiração espiritual, mas no maior meio promotor do desenvolvimento de toda a nossa sociedade. Isso fica claro em escritos deixados em dezenas de compêndios, grafados à mão e até hoje preservados pela iniciativa de uma valorosa sombriense, Oníria Santos da Rosa. Em todas as áreas a igreja esteve presente e contribuiu: Saúde, educação, economia, desenvolvimento e organização dos agricultores, cultura e até organização estrutural, planejando ações que visavam o futuro e preparando a cidade para os anos que viriam. Nomes de ruas, articulação e instalação de aparelhos e instrumentos vitais para a vida do povo, como escola, hospital, cinema, associação rural, enfim, ao longo dos últimos 85 anos a igreja católica foi decisiva e fundamental para o desenvolvimento integral da nossa sociedade. Também, em 1934, deu-se a realização da primeira festa do padroeiro, Santo Antônio de Pádua, que teve como festeiro o Senhor Pedro Silvano dos Santos, que hoje tem uma efetiva, participativa e grande descendência, cuja inserção na vida comunitária se dá de forma concreta com homens e mulheres que se doam pela sua comunidade, como quando em 1934, Pedro Silvano assim o fez.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 27/05/2019 - 14:31:20 por: Lilian Andreia Pacheco da Silva Paulino - Alterado em: 27/05/2019 - 14:31:20 por: Lilian Andreia Pacheco da Silva Paulino