➔1909
    Em fevereiro deste ano, nos EUA, mulheres organizaram uma
    manifestação denominada Dia da Mulher que reuniu mais de 2 mil pessoas
    exigindo melhores condições de trabalho e direito ao voto.

➔ 1910
    A deputada alemã e militante do movimento operário Clara Zetkin (1857-
    1933) propõe a criação do Dia Internacional da Mulher, para que seja um
    momento exclusivo de reflexões sobre as demandas das mulheres.

➔ 1911
    Um incêndio atinge uma fábrica têxtil em Nova Iorque, culminando na
    morte de 125 mulheres e 21 homens. O acontecimento comoveu a
    população e evidenciou a precarização no trabalho.

➔ 1917
    Em 8 de março deste ano, trabalhadoras russas de tecelagem entraram em
    greve contra a fome, as más condições de trabalho e a participação do
    país na guerra.

➔ 1975
    A Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a data em 8 de março
    como Dia Internacional da Mulher, reafirmando a luta das mulheres em
    busca da igualdade de gênero.

Ensaio "8 de março: Conquistas e Controvérsias", de Eva Alterman

Publicação de autoria da Escola do Legislativo de Santa Catarina
Protocolos desta Publicação:Criado em: 08/03/2019 - 10:54:05 por: Leidiane Justi Serrão - Alterado em: 08/03/2019 - 10:54:05 por: Leidiane Justi Serrão